terça-feira, 21 de junho de 2011

O regresso do inicio da Serra...

O Pão de Kilo já regressou da Serra, lol, não sei se a Teresa disse no post anterior mas a carrinha teve de lá ficar, ficou em Belmonte, como eram muitos km's até Leiria a carrinha só veio para baixo quando mais carros precisassem de ser transportadas. Trouxeram-na na Quinta-feira passada. Neste momento já está na oficina, para ser arranjada, irá receber o novo radiador, um novo retrovisor, vai mudar o óleo, arranjar as anotações da inspecção anterior, vai a afinar o travão de mão e arranjar a luz de nevoeiro e a de stop que entretanto também avariou. Para a semana vou ver de uns sapatos, lol, uns pneus, que os nossos dois estão carecas e os outros dois estão todos ressequidos. No fundo uma preparação para passar na inspecção sem nenhuma anotação.

O novo radiador, será que não nos vai deixar a pé?
O novo cinzeiro, o outro estava todo comido
O motor do limpa-parabrisas, mas isto sou eu que vou montar
A tampinha do isqueiro, o Pão de Kilo não trazia isso no preço de compra
Bem estas foram as nossas compras numa sucata no Vale Salgueiro, temos lá um local que decerto teremos de ir muitas vezes, lol. Tem lá bastantes peças de interesse.
Até á próxima.
L.A.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Rota das Praia Fluviais da Serra da Estrela

1º Dia

A viagem começou logo bem, a carrinha não pegou, não tinha bateria, lol, para prevenir levamos uns cabos para o caso de voltarmos a ficar sem bateria.
Antes da partida
Saimos do vale Salgueiro na Sexta-feira, dia 10 de Junho, por volta do meio dia, mas antes o Luís e o pai arranjaram a cama, e lá se foi o buraco a meio que eu tanto gostava. Era suposto irmos direito a Castelo Branco, onde seria a primeira praia fluvial que queríamos visitar, mas acabamos logo por parar em Castanheira de Pera, onde almoçamos, na nossa bela mesa de pic nic junto as piscinas, uma piscina artificial dentro de um rio natural, muito bonito mesmo. 
Piscina de Castanheira de Pera

Depois da bela da sandes de lombo assado, ao almoço, voltamos ao nosso caminho, supostamente para Castelo Branco, lol, mas voltamos a parar, desta vez no Pedrogão Grande, onde nos deparamos com um cenário soberbo, a Barragem de Cabril.
Pedrogão Grande
Barragem de Cabril
Ainda andamos de volta da agua da barragem, para darmos uns mergulhos, mas água não tinha uma tonalidade muito agradável, lol, por isso resolvemos não tomar banho, lol.
Finalmente lá conseguimos rumar até Castelo Branco, ai procuramos a praia fluvial da Taberna Seca, rio Ocreza, quando chegamos ficamos um pouco desiludidos, a agua era um pouco verde, e a praia era completamente natural, não conseguimos tomar banho.
Praia Fluvial da Taberna Seca, Castelo Branco
Decidimos então prosseguir viagem até a próxima praia, a praia de Janeiro de Cima, pelo caminho encontramos uma tabuleta a dizer Praia Fluvial do Sesmo, e não resistimos a dar uma espreitadela, por montes e vales lá chegamos à dita praia, mal paramos a carrinha demos conta do primeiro acidente de percurso, lol, o farolim do pisca da frente estava caído, algumas pancadinhas e lá foi ao lugar, lol. A praia não nos pareceu pior e então lá fomos ao banho, uma agua fria, mas fria, mas pronto deu para refrescar.
Praia Fluvial do Sesmo, Castelo Branco
Prosseguimos até Janeiro de Cima, a estrada limitava-se a curvas e mais curvas e subidas e mais subidas, ao fim de uns km's começamos a preocupar-nos, pois a luz da reserva do gasóleo começou a acender, e como foi a nossa primeira viagem mais longa ainda não sabíamos bem os consumos da carrinha e não conheciamos o caminho, mas pelo que estávamos a perceber só ia piorar, então resolvemos voltar para trás, resolvemos tentar chegar a Castelo Branco para pôr gasóleo, mas quando conseguimos meter a carrinha num terreno direito percebemos que ainda tínhamos um quarto de gasóleo, mas pronto foi melhor assim.
Local onde decidimos voltar para trás
Em Castelo Branco fomos comprar o jantar, ameijoas, comida da praxe dos nossos passeios. Fomos até à Covilhã, onde decidimos que iríamos passar a noite, para no dia seguinte estarmos mais próximos da praia seguinte, depois de algumas voltas lá descobrimos o spot perfeito para parar a carrinha, fazer o jantar e depois por fim passar a noite.
O jantarinho, ameijoas à la Pão de Kilo, foto tirada mesmo antes da mesa se desmoronar, lol
Spot maravilha, mesmo no centro da Covilhã

2º Dia
O acordar na Covilhã
De manhã passamos pelo centro comercial da Covilhã para ir as compras para o dia que se adivinhava. E ai vão eles direito à praia de Valhelhas, era sem duvida a praia que tinhamos mais expectativas, pois já nos tinham dito que era muito fixe, lá andamos por montes e vales subidas e descidas, caminhos onde nem as cabras devem passar, e por momentos quando o meu telemóvel apitou uma mensagem o Luís chegou a dizer que era uma mensagem da TMN a dizer que tinha activado o roming, lol.
Desfrutem da comédia que foi a chegada à Praia Fluvial de Valhelhas, Covilhã

Quando chegamos demos com um cenário simplesmente magnifico, uma paisagem de se cortar a respiração. Mas quando chegamos pertinho da agua a primeira desilusão, a praia estava em obras e tinha as comportas aberta e então a agua dava-nos pelos ortelhos e na melhor das hipoteses pelos joelhos. Mas mesmo assim era um cenário lindo, mas a água continuava gelada. Acabamos por estar algum tempo neste spot brutal e almoçar por lá, uns belos de bifes com cogumelos.
Praia Fluvial de Valhelhas, Covilhã
Vista sob a serra da ponte sobre praia de Valhelas
Uma agua bem límpida
Continuamos a viagem, pelo caminho encontramos uma outra praia, da qual ainda não sabemos o nome, mesmo ao lado da pista artificial de ski, perto de Manteigas. Uma praia muito semelhante à de Valhelhas mas esta tinha bastante agua, pois as comportas estavam colocadas, mas tínhamos acabado de comer e gélida como a àgua era decidimos não arriscar um banho, molhamos apenas os pés. Andávamos nós a passear pela praia e a conhecer, vem um bombeiro perguntar se tínhamos visto uma senhora com umas determinadas características, que estava desaparecida e que tinha problemas de cabeça, dissemos que não e fomos sentar-nos nas comportas com os pés dentro de agua tranquilos da vida, quando passa uma senhora direito à Serra, com as características que o bombeiro tinha referido, lá foi o bom samaritano do Luís chamar os bombeiros para resgatarem a senhora, foi a boa acção do dia, lol.
Praia Desconhecida
Mais uma praia com agua limpida
Luís ajudando na procura da maluca, lol
Nós na praia desconhecida, lol
Bem continuamos a nossa viagem, desta vez direito à Torre da Serra da Estrela, passamos por Manteigas, e a temperatura começa a subir, a subir, mas como ainda estava um traço abaixo do vermelho, não nos preocupamos muito. Sempre segunda, terceira serra a cima, mas ela lá subia, a uma determinada altura decidimos parar para a temperatura da carrinha baixar, saímos da carrinha tiramos umas fotos, andamos por umas pedras a ver uma mini queda de agua, entramos na carrinha comemos a nossa jesuíta e quando chega à hora de abalar, nem sinal da bateria, mas como de manhã antes de sairmos a carrinha não tinha bateria não ficamos muito alertados, pelo menos eu, o Luís sai da carrinha e dá conta que a carrinha está a perder agua, quando abriu o capô, aquilo que temiamos, o radiador tinha tinha furado, bahhh, foi o fim da viagem destes dois maluquinhos que resolveram ir para a serra da Estrela com o radiador com as alhetas neste belo estado, e pior, com um radiador novo em casa. O pai do Luís bem disse, "pelo menos levem o radiador para se tiverem enrascados", mas não fomos teimosos. Eu bem disse que a melhor forma de pouparmos euros era voltarmos de reboque para casa, ninguém ligou ao que eu disse, pois bem o meu Pão de Kilo ouviu, lol.
A subida

Antes de começar a verter aguas, lol
Depois de começar a verter aguas, lol
Nem o triângulo estava do nosso lado, até ele se partiu, lol
Nós com o Pão de Kilo a arejar, lol
À que ver o lado positivo, poupamos euros na vinda para casa, lol

Para que não restem duvida, foi neste estado que fomos com o radiador para a Serra da Estrela
Pelo menos ficamos num local com uma vista do outro mundo, Vale Glaciar
Bem ligamos para o seguro, 1h e 30min depois lá aparece o reboque e o taxi. O taxista foi um bacano e levou-nos de táxi à Torre e como ele era de Manteigas conhecia bem aquela zona toda e explicou-nos tudo e mais alguma coisa, mas coitado era tão, mas tão chato que como diz o Luís, "ainda não tinha chegado a Torre já estava farto de o ouvir".
Aqui vai o Pão de Kilo
Prontinha para seguir viagem
Quando chegamos ao Vale Salgueiro era isto que apresentava o taxímetro, bem dito seguro
Pois é mas o Pão de Kilo que não pense que isto fica assim, no Verão vamos lá voltar, desta vez com o radiador novo, e a carrinha vai subir, e iremos visitar as praias que nos faltaram e de certo voltar as algumas que conhecemos nesta viagem.
Para finalizar este post gigante aqui fica algo que nos podia ter feito voltar mais tarde para casa se não fossemos teimosos, lol.
O radiador novo :)

Teresa:)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Planos para a primeira aventura...

Pois é pessoal aqui vai mais um post, bem acabamos por perceber que era impossivel irmos para ao 9º Encontro da Tribo das Estrelas, no próximo fim de semana, o pessoal vai encontrar-se em Lamego na quinta-feira à noite, mas como o senhor engenheiro mineiro só sai do trabalho na quinta ás 6 da tarde, em Castro Verde, é completamente impossível para nós irmos para Lamego nesse dia, e para mais ainda não temos a cama arranja, nem o retrovisor, ainda não tivemos tempo para o ir buscar o radiador, falta-nos um tubo do lava loiças e ainda não metemos o fogão nem o frigorífico a trabalhar, e para levarmos a carrinha nestas condições decidimos não ir, mas pessoal da Tribo das Estrelas para o ano lá estaremos para dar a conhecer o nosso Pão de Kilo.
Mas mesmo assim vamos passear, tinhamos falado anteriormente em irmos a Penacova,  mas entretanto decidimos fazer um raid pelas praias fluviais da Serra da Estrela, e depois à vinda passarmos por Penacova. Já fizemos uma pequena selecção das praias que nos pareceram ser as melhores, e um percurso no nosso amigo google maps. Queremos visitar sete praias, não me acredito que tenhamos tempo de as visitar todas, porque somos daquelas pessoas que paramos em todas as capelinhas, lol. 
Não dá para ver muito bem, mas esta vai ser a nossa primeira grande aventura
As praias são:
Taberna Seca, Castelo Branco
Janeiro de Cima, Fundão
Ourunda, Covilhã
Muro, Seia
Loriga, Seia
Unhais da Serra, Covilhã
Valheilhas, Guarda

Queremos sair do Vale Salgueiro na Sexta-feira de manhã (dia 10 de Junho), isto é se a cama deixar, e depois vai ser sempre  a "esgalhar alcatrão", lol.
Em principio vamos ter de dormir no chão da carrinha, porque a cama ainda tem aquele buraco a meio, nem devemos poder mexer-lhe para fazer de mesa, e vamos rezar para que o frigorífico trabalhe, se não teremos de andar a comer sandes.

Bem segunda feira já teremos novidades, de certo hilariantes, esperemos é que a carrinha não pare pelo caminho LOL.


Teresa :)